Guias: Populares

Passo a passo: responda às opiniões de seus pacientes

Responder opiniões de seus pacientes é um serviço gratuito e disponível a todos os especialistas da Doctoralia, sejam Básicos, Premium ou First Class. Ao deixar sua resposta você colabora para melhorar a sua reputação online, além de mostrar seu interesse em aprimorar seus serviços.


Como funciona a sessão Opiniões da Doctoralia?

Pacientes de todo mundo confiam nas opiniões publicadas na Doctoralia para escolher seu especialista em saúde. A qualidade dessas opiniões é uma de nossas prioridades e, por isso, contamos com uma equipe profissional que se encarrega de revisar cada mensagem para que elas cumpram as diretrizes de publicação da Doctoralia.

Uma vez confirmada que a opinião cumpre essas diretrizes, ela ficará visível no perfil do especialista, que tem a oportunidade de respondê-la. Todas as opiniões são visíveis a todos os usuários para garantir que seu perfil ganhe credibilidade e gere mais confiança, pilares importantes para a aquisição de novos pacientes.


Como responder às opiniões de pacientes?

    1. Doctoralia-academy-opiniao-de-pacientes-1.pngInicie a sessão na Doctoralia em "Gerir meu perfil", canto superior direito da tela.

    2. Dirija-se à aba de "Opiniões", no submenu que aparece na barra superior da tela.

    3. Clique em "Responder Opinião", escreva sua resposta e pressione "Enviar".


Responder opiniões te aproxima de novos pacientes

Para um especialista que deseja mostrar-se acessível, gerar confiança e atrair novos pacientes, recomendamos que responda sempre a todos os comentários. Veja abaixo 4 dicas fáceis de seguir:

Doctoralia-academy-opiniao-de-pacientes-2.png
  • Agradeça inclusive às críticas (as positivas e as que sugerem melhoras).
  • Assuma que o paciente tem a razão (mesmo que nem sempre seja assim).
  • Apresente as soluções que você está elaborando para solucionar os problemas apontados no comentário.
  • Lembre-se de não responder a todos os pacientes com a mesma mensagem.

Críticas: Uma oportunidade para melhorar

Cada visita e cada paciente são diferentes, por isso você nem sempre agradará a todos. Se encontrar uma crítica que sugira melhorias de sua parte, tenha em mente que ela pode ser uma oportunidade para melhorar sua reputação online. Ao responder opiniões negativas de forma educada e cordial, você não apenas passa uma excelente imagem de si mesmo e de seu consultório, como também:

    1. Fidelizará seus pacientes: Não há paciente mais fiel que aquele que estava insatisfeito e teve uma crítica atendida positivamente.

    2. Convencerá novos pacientes: Ao entrar em seu perfil, novos pacientes verão que você valoriza as opiniões e as leva a sério.

    3. Aumentará sua valoração: Após ler sua resposta, alguns pacientes poderão converter a crítica em um agradecimento.


      Ajudamos você a responder comentários:

      Para guiar suas primeiras respostas, reproduzimos 3 exemplos de mensagens de pacientes que podem ser muito úteis. Comentários baseados em queixas sobre pontualidade, preço e estado das instalações são boas oportunidades para converter críticas em algo positivo, construir uma boa imagem e gerar mais confiança.
Pontualidade
Boa resposta:
“Gostaríamos de agradecer sua opinião e dizer que sentimos por não tê-lo (a) atendido pontualmente. Em certas ocasiões, alguns pacientes requerem mais tempo do que o previsto, por isso não conseguimos ser sempre pontuais como gostaríamos. Lamentamos pelo inconveniente e reforçamos que seguimos sempre em busca de melhorias.”
Preço
Boa resposta:
“Muito obrigado (a) por sua opinião. O preço da consulta é justificado pelo tipo de equipamento que utilizo (um aparelho de ultrassom com kit comercial de R$800, o mesmo usado em atletas de elite). Saudações cordiais.”
Instalações
Boa resposta:
“Obrigado (a) por dedicar o seu tempo para escrever essa mensagem. Realmente a sala de espera pode ser pequena, sobretudo quando atendemos vários bebês com seus carrinhos. Gostaríamos de compartilhar que temos previsão de mudança a partir do próximo mês e com isso esperamos oferecer um local de atendimento mais amplo.”