Analisamos os erros mais comuns dos centros de saúde que horrorizam os pacientes. Será que você comete algum? Se esse for o caso, não se preocupe, pois damos soluções para você resolvê-los rapidamente.
Este é provavelmente um dos deslizes mais clássicos de gestores de clínicas. Pessoas desmotivadas normalmente não administram bem o seu tempo, estão menos comprometidas a trabalhar pela satisfação de seus pacientes e podem colocar em risco até as experiências que eles terão no atendimento com o médico. Ainda que o trabalho de uma secretária não seja o cerne de um consultório médico, por exemplo, ele vai afetar todo o desempenho do negócio caso não seja bem realizado.
O que é possível fazer quando você notar um colaborador desmotivado? Mostre o valor dessa pessoa para a engrenagem do seu negócio, todos nós gostamos de nos sentir valorizados! Dê feedbacks e procure fazer avaliações de desempenho, além de proporcionar oportunidades de melhoria salarial e de benefícios de tempos em tempos. É importante que todos que compõem uma clínica sintam-se parte importante do negócio.
Você conhece os Pacientes 3.0? São jovens e adultos acostumados ao imediatismo e que odeiam, acima de tudo, ter que esperar. Não à toa eles são conhecidos como a Geração Impaciente!
Quando um paciente com essas características se interessa pelo seu centro médico, ele vai ligar para o telefone que encontrou na Internet e agendar uma consulta. O que acontece se ninguém atender ao telefone? Na melhor das hipóteses, ele ligará várias vezes até conseguir a consulta. Na maioria dos casos, no entanto, a sua frustração o levará a procurar a próxima opção da lista.
Para evitar que essas pessoas acabem em outra clínica, é essencial oferecer recursos que os possibilitem agendar a visita de qualquer lugar, a qualquer momento e sem esperar. A melhor solução? Oferecer agendamento pela Internet. Em alguns cliques, o paciente pode marcar uma consulta no seu site e, automaticamente, essa consulta é enviada para sua agenda.
Você adivinhou: a Geração Impaciente não gosta de ficar na sala de espera por mais tempo do que o planejado. A propósito, ninguém gosta de perder tempo. Por isso é super importante evitar que os pacientes esperem na sala por mais de 10 minutos.
Como você reduz o tempo de espera? Melhorando o gerenciamento do seu próprio tempo com softwares que organizam e facilitam a logística da sua clínica, como é o caso da Agenda Doctoralia. Essa ferramenta te permite automatizar tarefas repetitivas - como ligar para os pacientes para lembrá-los dos detalhes de uma consulta, informá-los sobre uma mudança de horário ou ainda antecipar horários por causa de um cancelamento de última hora - e ganhar tempo para melhorar o controle do fluxo de pacientes.
Dados são considerados o novo petróleo. Quando levado para a realidade dos centros médicos, eles representam os contatos dos seus pacientes, informações sobre as consultas, transações financeiras, histórico com planos de saúde... Perder essas informações seria equivalente a perder os ativos mais valiosos do seu negócio e ainda expor a privacidade dos seus pacientes.
Incorporar a tecnologia para armazenar dados de pacientes tornou o processo de muitas clinicas mais rápido, simples e seguro, colaborando inclusive para a precisão dos diagnósticos. Atualmente os sistemas que oferecem armazenamento em nuvem se tornaram uma das opções mais viáveis e seguras para o setor sanitário e seu uso também cresce exponencialmente entre empresas e até mesmo agências do governo.
Muitas clínicas colocam todos os seus esforços (e um grande investimento) para captar novos pacientes, esquecendo-se completamente dos que já passaram por consulta alguma vez e nunca retornaram. O primeiro passo é saber o motivo pelo qual essas pessoas nunca mais entraram em contato.
Elas saíram insatisfeitas? Idealmente, sempre devemos procurar saber o porquê dessa insatisfação, ainda que seja menos provável recuperar este grupo de pacientes. Eles não voltaram porque terminaram o tratamento? Nesse caso, existem soluções gratuitas e muito simples para retomar o contato com eles: campanhas online.
As campanhas por email ou SMS são perfeitas para recuperar as pessoas que não te visitam há muito tempo. Nessas comunicações, podemos enviar lembretes para exames anuais, informações sobre novos tratamentos e até convidá-las para ações de relacionamento na clínica.
Você está cometendo esses erros? Esta é sua oportunidade perfeita para mudar!
Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda
Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel
80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil
Este site utiliza cookies. Se estiver de acordo, continue a navegação. Clique aqui para mais informações.
Ta strona korzysta z ciasteczek. Kliknij tutaj, aby dowiedzieć się więcej. Jeśli wyrażasz na to zgodę, kontynuuj przeglądanie.