Biblioteca

Um centro de conhecimento para especialistas aprenderem mais sobre Marketing Online, Fidelização de Pacientes, Visibilidade e Reconhecimento na Internet.

Dicas e Artigos

Redes sociais para profissionais da saúde: perdas e ganhos

 

social-media-healthcare-professional

Ter um perfil no Facebook, YouTube, Instagram ou afins se tornou quase um requisito nos últimos anos. Afinal, ninguém quer ficar de fora de um dos maiores movimentos sociais dos últimos tempos, não é mesmo? As redes sociais traduziram as necessidades de muita gente no que diz respeito a entretenimento, passatempo e forma de comunicação.

Mas qual a relevância dessas plataformas para os profissionais da saúde?

Essa é uma pergunta que muitos especialistas se fazem e também fazem aos consultores da Doctoralia, por isso preparamos este post. A seguir você vai conhecer mais sobre o papel das redes sociais para o marketing dos especialistas, que tipo de resultados você pode esperar e o que deve considerar para montar sua estratégia nessas plataformas.

Como é ser um médico na era digital

 

Dr. Luiz Porto - Docotralia

Aos 32 anos, o dermatologista Luiz Alberto Bomjardim Pôrto já é parte da geração de especialistas que são nativos digitais. Seu envolvimento com a Internet começou muito antes da medicina, se intensificou na faculdade e, naturalmente, se tornou uma ferramenta de trabalho e de comunicação com os pacientes.

Atualmente, Luiz Pôrto vive um novo momento na carreira. Depois de passar por estágios na Dinamarca, Áustria e Estados Unidos, concluiu sua residência médica (antes trabalhou também como médico generalista) e atua como dermatologista em um consultório particular.

Nova edição do Código de Ética Médica inclui mídias sociais

 

codigo-etica-medico

Depois de quase 20 anos vigente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a última edição do Código de Ética Médica (CEM). As mudanças são fruto de uma ampla discussão iniciada em 2016 e que entrarão em vigor em abril do próximo ano.

É importante saber que os princípios fundamentais que norteiam a profissão - entre eles o absoluto respeito ao ser humano, o sigilo das informações que detenha o profissional no desempenho das funções e a atuação em prol da saúde do ser humano e da coletividade, sem discriminações - seguem intactos.

Campanhas de e-mail e SMS: funcionam para fidelizar pacientes?

mails-sms-fidelizacao-pacientes

Nenhum especialista deseja que a primeira consulta de um paciente seja também a última. Por isso, a fidelização dos pacientes tem se tornado uma das prioridades para consultórios e centros de saúde, especialmente nos dias de hoje, em que a experiência e o bom atendimento têm sido cada vez mais exigidos do mercado sanitário.

Regras de ouro para o sucesso de consultórios e centros de saúde

dicas-consultorios-centros

A rotina dos consultórios particulares e centros de saúde está longe de ser simples e, muito menos, de ter um modelo standard que funcione para todo o mercado. A realidade que vemos hoje são profissionais sobrecarregados, tendo que fazer verdadeiros malabarismos para dar conta da lista de tarefas diárias.

Existem especialidades que dividem o tempo entre procedimentos clínicos e cirúrgicos, as que necessitam reservar uma hora inteira para cada consulta, ou que atendem muitos pacientes por convênio e precisam lidar com mais processos burocráticos - estes são só alguns exemplos.

Especialista conta como impulsionou a carreira e se tornou mais reconhecido

Dr Willian Carmo Rezende

Willian Rezende do Carmo é Neurologista no Corpo Clínico do Sírio-Libanês e do BP Mirante e proprietário da Clínica Regenerati, em São Paulo, que hoje atua com 16 especialistas e 10 funcionários. Dono de um currículo e de uma reputação respeitáveis, o especialista mineiro nos contou como deu uma guinada em sua carreira e chegou à sua posição atual.

9 mitos sobre marketing médico. Vale à pena você repensá-los

what_to_say_what_not_to_say-1

Ainda existem muitos mitos em torno do marketing para o mercado sanitário. Alguns circulam há tanto tempo que os profissionais apenas o tomam como verdade e acabam sujeitando o negócio a perdas financeiras e de processos. Aqui estão os 9 mitos mais populares no segmento e que valem a pena serem revistos, caso você ainda pense dessa maneira.

Marketing na saúde: como aplicar uma estratégia para seu consultório?

estrategia-marketing

O uso crescente da Internet para a busca de especialistas e informações sobre saúde estabeleceu aos especialistas a necessidade de produzir não apenas conteúdos de qualidade e confiável, mas também de aplicar e investir em estratégias de marketing para se tornarem mais conhecidos entre os pacientes.

Por esse motivo, falaremos sobre algumas estratégias de marketing que você pode aplicar em seu consultório ou centro de saúde para atrair novos pacientes.

4 maiores desafios dos gestores de consultórios e centros de saúde

desafios-gestores-consultórios-centros-saude

Gestores de um estabelecimento de saúde enfrentam muitos desafios no trabalho diário. A maioria diz respeito à promoção dos serviços oferecidos, uma equação que vem se tornando cada vez mais complexa, pois envolve expectativas, tendências, mudanças nos hábitos dos pacientes e até mesmo a legislação. Isso não significa, no entanto, estar em apuros. Na verdade, é muitas vezes nesses momentos de desafio em que os empreendedores conseguem extrair suas maiores oportunidades.

Por que investir apenas em aquisição de pacientes reduz sua lucratividade?

lucros

Muitos gestores de consultórios e centros médicos ainda mantém a convicção de que atrair o maior número possível de novos pacientes deve ser o foco primordial do negócio. Acontece que essa crença não é necessariamente lucrativa - e muitas vezes pode gerar perdas ao invés de rendimentos. Veja por que isso acontece.

Materiais de Apoio

Ferramentas de Marketing Online
Calendário de Saúde 2018
Matriz: Planejamento de Marketing Online
Kit de Marketing para Consultórios
Typeform - Tutorial para Especialistas
Typeform.com
Canva - Guia para Especialistas
Canva.com

eBooks

Guia para secretárias e profissionais administrativos
4 ações para ter mais pacientes pela Internet
Como gerir opiniões pela Internet
Fidelização de Pacientes
Como gerir um consultório médico de sucesso
Marketing em Redes Sociais