Biblioteca Virtual

Um centro de conhecimento para especialistas aprenderem mais sobre Marketing Online, Fidelização de Pacientes, Visibilidade e Reconhecimento na Internet.

Dicas e Artigos

Onde está o grande potencial de promoção das clínicas e consultórios?

 consultorios_clinicas

Especialistas de marketing já descobriram há muito tempo que as recomendações influenciam a decisão de seus consumidores e, por isso, investem pesado para conseguirem que mais clientes falem bem sobre suas marcas e produtos. Esse potencial tem movimentado o marketing boca-a-boca por muitos anos e se tornado uma das principais fontes de promoção para muitos negócios, principalmente de pequeno e médio porte.

Com o acesso à Internet, essa forma de promoção ficou ainda mais potente. Não estamos mais limitados a falar apenas sobre outras pessoas, mas passamos também a compartilhar nossa impressão sobre as marcas, empresas e profissionais, inclusive no setor da saúde.

Ginecologista fala sobre sua fórmula do sucesso no consultório

 Dulce_Cristina_Pereira_Henriques-2

"Uma excelente médica"; "Comprometida com bem estar.."; "Super dedicada e profissional"...Essas são algumas das opiniões de pacientes que a Ginecologista curitibana, Dulce Cristina Pereira Henriques, coleciona em seu perfil público na Doctoralia.

Com mais de 30 anos dedicados à saúde, Dulce é daquelas especialistas que chamam a atenção pela empatia e pelo empenho que dedica no atendimento às suas pacientes, sempre buscando maneiras de se modernizar para fazer a diferença como profissional. Nesta entrevista, ela compartilha sua visão sobre a profissão, o mercado e revela alguns segredos de como conquistou uma reputação cuidadosamente admirável.

Como usar a linguagem da mudança para motivar o paciente durante o tratamento?

linguagem da mudanca medico paciente

O sucesso de um tratamento de saúde não é determinado apenas pela escolha do profissional certo, mas leva em conta também a motivação do paciente para seguir suas orientações. Uma ferramenta bastante útil para apoiar a aliança entre médico-paciente e fortalecer o engajamento no tratamento é aplicar a linguagem da mudança na comunicação médica.

Tudo sobre a nova geração da Doctoralia

doctoralia-nova-geracao

É com muito prazer que compartilhamos a nova versão da Doctoralia. Nossa equipe fez um grande trabalho e começamos 2019 com uma plataforma ainda melhor!

A partir de agora, especialistas da saúde contam com um perfil mais atrativo e moderno e os pacientes podem encontrar informações de maneira mais simples e marcar consultas com mais facilidade e comodidade.

[Especial profissionais da saúde] 5 tendências no online para 2019

 

marketing digital saude

Em 2019, as tendências do marketing digital para saúde vêm marcadas por um nome próprio: dispositivos móveis. Eles serão a porta de entrada para se conectar com a nova geração de pacientes, que está cada vez mais imersa no ambiente online e que busca imediatismo acima de tudo.

Mas 2019 não para por aí: os pacientes terão ainda mais voz e autonomia para decidir o que querem, como e quando querem. E mais do que nunca, precisam ser escutados pelos profissionais que esperam se conectar de formas verdadeiramente efetivas.

Com isso em mente, conheça as 5 tendências apontadas pelos gurus do marketing online que virão com força no mercado de saúde em 2019.

'Smartphonização' dos brasileiros: que oportunidades gera aos estabelecimentos de saúde?

 

smartfonizacja

Os brasileiros - e o resto do mundo - está em frenesi depois da popularização dos smartphones e das possibilidades que os celulares com Internet trouxeram para nosso dia a dia - e seria um pecado você não aproveitar essa oportunidade para promover o seu consultório.

Nos 'smartzamos'

Em julho deste ano, o Cetic.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) divulgava que o acesso à Internet por celulares já havia ultrapassado o acesso por computadores. Das 120,7 milhões de pessoas que acessaram a rede no período analisado, 49% usaram somente o celular, apenas 4% o computador e 47% ambos os dispositivos.

Redes sociais para profissionais da saúde: perdas e ganhos

 

social-media-healthcare-professional

Ter um perfil no Facebook, YouTube, Instagram ou afins se tornou quase um requisito nos últimos anos. Afinal, ninguém quer ficar de fora de um dos maiores movimentos sociais dos últimos tempos, não é mesmo? As redes sociais traduziram as necessidades de muita gente no que diz respeito a entretenimento, passatempo e forma de comunicação.

Mas qual a relevância dessas plataformas para os profissionais da saúde?

Essa é uma pergunta que muitos especialistas se fazem e também fazem aos consultores da Doctoralia, por isso preparamos este post. A seguir você vai conhecer mais sobre o papel das redes sociais para o marketing dos especialistas, que tipo de resultados você pode esperar e o que deve considerar para montar sua estratégia nessas plataformas.

Como é ser um médico na era digital

 

Dr. Luiz Porto - Docotralia

Aos 32 anos, o dermatologista Luiz Alberto Bomjardim Pôrto já é parte da geração de especialistas que são nativos digitais. Seu envolvimento com a Internet começou muito antes da medicina, se intensificou na faculdade e, naturalmente, se tornou uma ferramenta de trabalho e de comunicação com os pacientes.

Atualmente, Luiz Pôrto vive um novo momento na carreira. Depois de passar por estágios na Dinamarca, Áustria e Estados Unidos, concluiu sua residência médica (antes trabalhou também como médico generalista) e atua como dermatologista em um consultório particular.

Nova edição do Código de Ética Médica inclui mídias sociais

 

codigo-etica-medico

Depois de quase 20 anos vigente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a última edição do Código de Ética Médica (CEM). As mudanças são fruto de uma ampla discussão iniciada em 2016 e que entrarão em vigor em abril do próximo ano.

É importante saber que os princípios fundamentais que norteiam a profissão - entre eles o absoluto respeito ao ser humano, o sigilo das informações que detenha o profissional no desempenho das funções e a atuação em prol da saúde do ser humano e da coletividade, sem discriminações - seguem intactos.

Campanhas de e-mail e SMS: funcionam para fidelizar pacientes?

mails-sms-fidelizacao-pacientes

Nenhum especialista deseja que a primeira consulta de um paciente seja também a última. Por isso, a fidelização dos pacientes tem se tornado uma das prioridades para consultórios e centros de saúde, especialmente nos dias de hoje, em que a experiência e o bom atendimento têm sido cada vez mais exigidos do mercado sanitário.

Materiais de Apoio

Ferramentas de Marketing Online
Matriz: Planejamento de Marketing Online
Kit de Marketing para Consultórios
Typeform - Tutorial para Especialistas
Typeform.com
Canva - Guia para Especialistas
Canva.com

eBooks

Guia para secretárias e profissionais administrativos
4 ações para ter mais pacientes pela Internet
Como gerir opiniões pela Internet
Fidelização de Pacientes
Como gerir um consultório médico de sucesso
Marketing em Redes Sociais