Biblioteca Virtual

Um centro de conhecimento para especialistas aprenderem mais sobre Marketing Online, Fidelização de Pacientes, Visibilidade e Reconhecimento na Internet.

Dicas e Artigos

Telemedicina - por que é questão de tempo até que ela seja aprovada?

telemedicina

Mesmo sendo um dos maiores sistemas de saúde do mundo, o SUS no Brasil ainda tem uma série de batalhas por enfrentar no que diz respeito à sua governança fragmentada, problemas crônicos de burocracia e financiamento, além da má distribuição dos leitos no país. É o que mostra relatório do Banco Mundial sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro.

O Conselho Federal de Medicina aponta também que mais de 30 mil desses leitos de internação foram fechados na rede pública de saúde em apenas oito anos. Em maio de 2010, contávamos com 336 mil deles para uso exclusivo do SUS. Em 2018, esse número baixou para 301 mil.

Marketing em Saúde — Como Cuidar de Sua Presença Online

marketing-profissional-saude

Manter-se atualizado é, sem dúvida, um dos grandes desafios presentes em toda a carreira de um profissional de saúde. Você deve estar atento não só aos novos equipamentos como também às descobertas e técnicas da área se quiser competir no topo do mercado.

Contudo, não foque apenas nas novidades sobre a execução do seu trabalho — a forma como você se promove e divulga seus serviços também está em constante evolução.

Neste artigo encontrará um guia com tudo o que você precisa saber para impulsionar seu trabalho no principal canal de comunicação do momento. Confira!

Novidade no mercado de Odontologia: Doctoralia e Dental Office juntas

doctoralia-dental-office

Para melhorar a experiência de profissionais de saúde e de pacientes, a Doctoralia deu mais um passo importante nessa trajetória, desta vez atendendo ao segmento de Odontologia.

A maior plataforma de saúde do mundo acaba de se juntar a um dos mais completos softwares de gerenciamento Odontológico do Brasil, o Dental Office. Com essa fusão, dentistas e gestores de clínicas odontológicas ganharam uma solução profissional completa, que contempla todo o ciclo do negócio: do controle dos dados financeiros e dos pacientes, até visibilidade e a reputação do especialista, tudo feito por uma plataforma única.

A partir do momento em que o paciente encontra o profissional pela Doctoralia, até o agendamento da consulta e o acesso ao Odontograma deste paciente, tudo passa a estar integrado e o profissional tem acesso ao pacote completo de um só lugar.

Planos de saúde: como tornar adesão mais vantajosa para consultórios

adesao-planos-saude-vantagens

Só a casa própria tem mais importância do que o convênio médico. O dado, obtido durante uma pesquisa da Datafolha com pacientes de convênio de São Paulo, mostra o quanto o acesso à assistência médica é considerado uma conquista importante para os usuários.

Mesmo em um momento de recessão econômica, o setor de planos de saúde encerrou 2018 com estabilidade no Brasil, somando mais de 47 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares e 24 milhões de planos odontológicos - e estima-se a retomada do crescimento em 2019. As informações foram divulgadas no início do ano pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

No entanto, ainda que o otimismo prevaleça no setor, o credenciamento a convênios médicos não é visto com o mesmo entusiasmo entre a classe dos especialistas de saúde. A burocracia que a parceria implica e a política de remuneração torna esse tipo de atendimento um transtorno para alguns profissionais.

Quem é o Paciente Digital? Conheça-o no novo estudo da Doctoralia

paciente digital

Com cada vez mais usuários ativos, a Internet facilita a vida em praticamente todos os sentidos, especialmente no que se refere à saúde. O paciente está mais digital e vai para rede tirar dúvidas, buscar especialistas, marcar consultas e participar de discussões de forma muito mais ativa.

Esse foi o comportamento confirmado no novo estudo da Doctoralia sobre o Paciente Digital, feito com os usuários da plataforma em seis diferentes países: Brasil, Espanha, Itália, México, Polônia, Turquia.

Prioridade máxima: segurança de dados dos pacientes e do consultório

segurança de dados dos pacientes e consultorio

Alguma vez você já perdeu seu celular e junto se foram todos os seus contatos, fotos, músicas, senhas e mensagens? A não ser que se tenha um backup de todos esses itens, perdê-los é como perder uma parte da nossa vida pessoal e ainda correr o risco de ter essas informações acessadas por outras pessoas...

Isso porque os dados têm um valor inestimável. Grandes empresas como o Facebook, por exemplo, estão passando por sérias crises de confiança depois que o vazamento de dados de seus usuários vieram a público. A gravidade desses vazamentos é tão alta que se refletiu diretamente na perda de capital e de valor de mercado da empresa.

Onde está o grande potencial de promoção das clínicas e consultórios?

 consultorios_clinicas

Especialistas de marketing já descobriram há muito tempo que as recomendações influenciam a decisão de seus consumidores e, por isso, investem pesado para conseguirem que mais clientes falem bem sobre suas marcas e produtos. Esse potencial tem movimentado o marketing boca-a-boca por muitos anos e se tornado uma das principais fontes de promoção para muitos negócios, principalmente de pequeno e médio porte.

Com o acesso à Internet, essa forma de promoção ficou ainda mais potente. Não estamos mais limitados a falar apenas sobre outras pessoas, mas passamos também a compartilhar nossa impressão sobre as marcas, empresas e profissionais, inclusive no setor da saúde.

Ginecologista fala sobre sua fórmula do sucesso no consultório

 Dulce_Cristina_Pereira_Henriques-2

"Uma excelente médica"; "Comprometida com bem estar.."; "Super dedicada e profissional"...Essas são algumas das opiniões de pacientes que a Ginecologista curitibana, Dulce Cristina Pereira Henriques, coleciona em seu perfil público na Doctoralia.

Com mais de 30 anos dedicados à saúde, Dulce é daquelas especialistas que chamam a atenção pela empatia e pelo empenho que dedica no atendimento às suas pacientes, sempre buscando maneiras de se modernizar para fazer a diferença como profissional. Nesta entrevista, ela compartilha sua visão sobre a profissão, o mercado e revela alguns segredos de como conquistou uma reputação cuidadosamente admirável.

Como usar a linguagem da mudança para motivar o paciente durante o tratamento?

linguagem da mudanca medico paciente

O sucesso de um tratamento de saúde não é determinado apenas pela escolha do profissional certo, mas leva em conta também a motivação do paciente para seguir suas orientações. Uma ferramenta bastante útil para apoiar a aliança entre médico-paciente e fortalecer o engajamento no tratamento é aplicar a linguagem da mudança na comunicação médica.

Tudo sobre a nova geração da Doctoralia

doctoralia-nova-geracao

É com muito prazer que compartilhamos a nova versão da Doctoralia. Nossa equipe fez um grande trabalho e começamos 2019 com uma plataforma ainda melhor!

A partir de agora, especialistas da saúde contam com um perfil mais atrativo e moderno e os pacientes podem encontrar informações de maneira mais simples e marcar consultas com mais facilidade e comodidade.

Materiais de Apoio

Ferramentas de Marketing Online
Matriz: Planejamento de Marketing Online
Kit de Marketing para Consultórios
Typeform - Tutorial para Especialistas
Typeform.com
Canva - Guia para Especialistas
Canva.com

eBooks

Guia para secretárias e profissionais administrativos
4 ações para ter mais pacientes pela Internet
Como gerir opiniões pela Internet
Fidelização de Pacientes
Como gerir um consultório médico de sucesso
Marketing em Redes Sociais