Reputação

Ética em Saúde: o que é importante saber quando se está na Internet

Etica-medica-internet.jpg

Poucas profissões no mundo tem um código de ética tão rigoroso e presente como é o caso da medicina e as outras carreiras do segmento da saúde. A atuação médica é hoje tão entrelaçada aos seus princípios morais que pensar em sua inexistência só seria possível em histórias de ficção como a série The Knick, por exemplo, que insinua como seria a área sanitária no início do século XX, quando esses princípios ainda tinham muito para evoluir.

Ferramentas para conhecer a opinião de seus pacientes

opinioes-pacientes.jpg

Conhecer a opinião dos pacientes após uma consulta médica é um procedimento que deve ser padrão aos profissionais que buscam melhorar sua reputação na Internet e favorecer novas recomendações para o seu consultório.

Os dados aportados em uma pesquisa bem planejada, por exemplo, são muito valiosos e agora estão mais fáceis e baratos de serem descobertos com a Internet. Mais do que nunca, vale à pena investir em plataformas para conhecer a experiência do paciente sobre você e seu consultório, e até mesmo incentivá-los a deixar comentários em seu perfil na Doctoralia.

Como armazenar e proteger os dados de seus pacientes?

Cyber-security.jpg

Utilizar a tecnologia como suporte para armazenar dados de pacientes tornou o processo de muitas clinicas e consultórios mais rápido, simples e seguro, colaborando inclusive para a precisão dos diagnósticos ao organizar os dados de forma mais eficiente.

No entanto, a proteção desses dados no ambiente digital é uma discussão importante e vem movimentando organizações de todo mundo em busca das práticas mais cautelosas para preservação da privacidade dos pacientes. 

5 dicas para a comunicação com o paciente na era dos Médicos Digitais

Comunicaçao Online Medico Paciente_1.jpg

Confira neste artigo algumas práticas para fazer uso inteligente das plataformas online e impulsionar a sua trajetória 2.0.

Opiniões ajudam pacientes a escolher seu médico pela internet

Opinião_Medico_Online.jpg

As opiniões são um fator determinante no momento de escolher um médico e muita gente reconhece ter decidido pelo especialista após receber recomendação de outros pacientes.

Aproveite o valor dessas recomendações para construir uma imagem positiva do seu consultório ou centro de saúde!

7 dicas para criar sua identidade médica digital

Médico_Identidade_Digital.jpg

Nos últimos anos, a Internet tornou-se um canal de comunicação por excelência para qualquer profissional, incluso para aqueles que se dedicam à saúde, por que não? De fato, cada vez mais especialistas aproveitam as vantagens da rede para aumentar sua presença nos resultados de pesquisa, melhorar seu branding pessoal ou incrementar sua agenda de contatos.

Visibilidade

Como a Internet pode alavancar sua imagem profissional

internet-medico.jpg

Mais do que nunca, pacientes estão recorrendo à Internet antes de tomar decisões sobre sua saúde. Isso significa que escolher um médico não é mais uma seleção aleatória ou escassa, mas sim que eles passaram a ter o luxo de pesquisar previamente informações sobre o profissional para saber qual a sua relevância concreta na área de atuação. Nossas informações públicas nunca estiveram tão organizadas e fáceis de serem acessadas.

Um notável médico, on e offline

Luiz Eduardo Galvão Dermatologista Doctoralia.png

O dinamismo deste especialista é um aspecto notável ao seu favor. Dermatologista especializado em tratamento de Lesões Pré-cancerígenas e Câncer de Pele não Melanoma, Luiz Eduardo Galvão também é professor na Faculdade de Medicina da Unichristus (Fortaleza), mestrando na Universidade de São Paulo, rápido nas redes sociais e ainda participativo em serviços digitais destinados ao paciente, como Pergunte ao Especialista e Opiniões.

Você está preparado para ser avaliado por pacientes na Internet?

pacientes-opinions.jpg

Não é sempre que o paciente está disposto a pagar por um médico particular, tentar um especialista novo, ou apostar em um profissional que encontrou no Google. Mas uma coisa que tem muita influência para fazê-lo mudar de ideia são as opiniões que ele conhecerá sobre o profissional, sejam vindas de um amigo, ou achadas na Internet.

As avaliações no Google, Doctoralia e Facebook têm tanto valor atualmente que já aparecem entre os primeiros resultados de alguns especialistas, antes mesmo do próprio site do consultório. Essa exposição pode ser muito positiva, ou ter o efeito oposto: 1) te ajudará a melhorar sua posição nos buscadores acompanhada de uma reputação extremamente positiva; 2) ou poderá gerar uma crise de imagem profissional, que é o grande temor de muitos especialistas quando pensam em estar na Internet.

2017: O ano em que mais especialistas e pacientes se conectaram

Doctoralaia_Brasil.jpeg

Não poderíamos deixar de dedicar o último artigo de 2017 para agradecer aos especialistas da saúde. Mais do que nunca vocês estiveram presentes e participativos na Doctoralia, contribuindo para tornar as experiências de saúde mais humanas.

Prova disso é que a plataforma ficou ainda maior e seu tráfego aumentou em 45% no Brasil*: chegamos a média de 5 milhões de usuários ativos todos os meses e esse crescimento também impulsionou a popularidade de serviços como o “Pergunte ao Especialista” e “Opiniões”. Fechamos o ano com quase 75 mil perguntas respondidas e nosso time já validou mais de 344 mil opiniões de pacientes sobre o trabalho dos profissionais encontrados pela Doctoralia.

Marketing digital para o consultório: conceitos que você deve conhecer

marketing -digital-consultorio.jpg

Conversão, landing page, lead, CTA, palavras-chave ou siglas indecifráveis como KPI, CTR, ROI, SEO ou SEM, são apenas alguns dos conceitos usados por quem faz marketing na Internet - e eles não surgiram sem razão. Se você deseja promover seu consultório no ambiente online, este artigo é do seu interesse, pois te ajudará a descobrir termos importantes para definir suas métricas e melhorar a suas taxas de conversão.

A seguir falaremos sobre os principais deles e você verá porque é importante conhecê-los

Dicas para seu blog de saúde

Dicas-doctoralia-blog-saúde.jpg

Hoje a Internet está repleta de blogs e sites especializados em saúde, mas sempre insistimos sobre a importância de buscar e recomendar os que tragam boas referências e sejam 100% confiáveis. Por esse motivo, gostamos de ver como muitos especialistas já embarcaram no projeto de começar seu próprio canal e vem ajudando a melhorar as informações sobre saúde na Internet.

Nova pesquisa Doctoralia - PACIENTE 3.0

Paciente 3.0.jpg

Os brasileiros já podem ser considerados pacientes 3.0 devido ao ótimo uso que fazem das novas tecnologias em benefício de sua saúde. Foi o que descobrimos na pesquisa realizada pela Doctoralia, do grupo Docplanner, realizada simultaneamente com os usuários da plataforma em seis diferentes países: três da família Docplanner: Polônia, Turquia e Itália, e três da marca Doctoralia: Espanha, México e Brasil.

O paciente 3.0 é uma pessoa que utiliza a internet de forma constante, busca informações de alta qualidade sobre especialistas e serviços médicos, organiza consultas médicas por meio de plataformas online e participa de discussões sobre saúde na web, seja em redes sociais, fóruns, blogs e etc.

Como a Internet aprimorou ainda mais seu Centro Médico

Dr-Gustavo-Affonso-Ferreira-Urologista-Doctoralia_2.png

Até que ponto o nível de atenção oferecida ao paciente se reflete na reputação de um especialista da saúde?

Dr. Gustavo Affonso Ferreira atua como Urologista há quase 30 anos em Campinas. Montou seu consultório sozinho, sem influência da família - também médica - e conta que a chegada de pacientes não foi instantânea no início da carreira, como acontece com boa parte dos profissionais: “Venho de uma família de médicos, mas posso dizer que esse fato não influenciou minha trajetória, porque cada um é dedicado a uma especialidade diferente”.

Dicas para criar conteúdos de sucesso para os pacientes

pagina-web.jpg

Produção de conteúdo é uma atividade que vai além do mitiiê médico, mas é especialmente relevante nessa profissão que trata de um tema tão popular como a saúde. Bons conteúdos elevam o tráfego dos seus canais, melhoram sua reputação, além de te dar visibilidade entre novos pacientes.

Na Internet as vantagens são ainda maiores, já que seu conteúdo não precisa exatamente ser um texto. Seu conhecimento pode ser traduzido e distribuído de muitas maneiras, entre um artigo para blog, vídeo para redes sociais, infográficos ou newsletters para sua base de contatos, por exemplo.

Especialista fala sobre como conquistou uma boa reputação médica

Dra. Naihma Salum Fontana (1).png

A Infectologista Naihma Salum Fontana vem de uma família de médicos. Os pais são professores universitários e, junto com o pai e o irmão, Naihma coordena uma clínica na cidade de Sorocaba e recentemente concluiu uma subespecialização na Universidade de São Paulo.

Mesmo com toda essa bagagem, a especialista acredita que uma boa reputação médica é construída sob as recomendações de pacientes bem atendidos e complementa que muitos pacientes chegaram ao seu consultório por meio da Doctoralia.

Conversão

4 estratégias efetivas de marketing para clínicas odontológicas (+bônus)

marketing para clínicas y consultorios dentales

Com certeza você já escutou o quanto o marketing digital se tornou uma fonte potente na área da saúde para captação de novos "clientes". As técnicas de marketing se adaptaram aos objetivos que cada empresa persegue e, no caso das clínicas e consultórios odontológicos, deu novas possibilidades para conseguirem mais visibilidade (para atrair novos pacientes) e fidelizar os clientes satisfeitos para que se tornem seus porta-vozes.

3 razões pelas quais você poderá perder seus pacientes

pacientes-consultorio-millenials.jpg

Médicos e especialistas da saúde sempre estiveram na mais alta escala da estima e respeito, mas a percepção social vem se transformando significativamente… o que não necessariamente pode agradar os próprios médicos. No entanto, é impossível voltar no tempo. Mais vale à pena conhecer a fundo o perfil dos pacientes contemporâneos para evitar perdê-los para outros consultórios no futuro.

5 formas de aumentar as visitas ao seu perfil

Academy.jpg

Recentemente lançamos o Doctoralia Academy, um espaço feito para os especialistas da saúde com dicas, perguntas - respostas e várias demos de ferramentas criadas para os profissionais descobrirem a Doctoralia e se conectarem a mais pacientes.

Neste artigo, reunimos algumas dicas do Doctoralia Academy para te ajudar a melhorar o tráfego para seu perfil. Acompanhe-as a seguir!

Aprenda sobre sua concorrência na Internet e atraia mais pacientes

IMAGEN_competencia.png

Nos negócios convencionais, analisar a concorrência é um exercício importante para conhecer melhor o mercado e saber como estar bem posicionado nele. Da mesma forma, conhecer quem são seus concorrentes no momento de entrar no universo digital te ajudará a definir as estratégias que irão te diferenciar e melhorar seu posicionamento.

Como já falamos aqui, o primeiro passo para construir sua identidade digital é buscar por você no Google. Desta forma, será possível conhecer o que o paciente encontra quando digita seu nome na Internet. Analisar a sua concorrência consiste em um exercício muito similar:

Utilize o boca a boca para promover seu consultório

promocao-boca-a-boca-doctoralia.png

É muito comum que novos pacientes cheguem ao consultório de um especialista graças às recomendações de outro paciente. O famoso “boca a boca” promove entre 60% e 70% das novas visitas, segundo estimativas. Isso acontece porque é mais fácil confiar em um profissional quando ele já aporta alguma referência, seja vinda de um conhecido ou de opiniões que encontramos ao seu respeito na Internet. Mas como asseguramos que os pacientes levem adiante uma recomendação - on ou offline - e que elas sejam favoráveis?

Nova ferramenta da Doctoralia: Agenda Docplanner

agenda-2.png

Recentemente a Doctoralia lançou um novo serviço para os profissionais da saúde: a Agenda Docplanner. Trata-se de uma ferramenta que facilita a gestão do consultório, pois reúne todas as consultas e dados dos pacientes em um mesmo sistema.

Por ter sido criada por especialistas da saúde, a Agenda Docplanner também foi pensada para melhorar as experiências do paciente e do profissional, com features específicas para o mercado sanitário:

Pacientes do sexo masculino: 3 maneiras de incentivá-los a ser mais frequentes nas visitas

iStock-174974423.jpg

Se observarmos os dados disponíveis sobre os serviços sanitários, encontraremos uma desproporção significante em quase todo o mundo sobre...o sexo dos pacientes. Em geral, as mulheres são visitantes muito mais frequentes dos consultórios médicos do que os homens.

O guia completo para ter os melhores resultados com seu perfil na Doctoralia

médico.jpg

Em muitas ocasiões já falamos sobre os benefícios da Internet para os especialistas da saúde e neste artigo nos aprofundaremos nas práticas para manter um perfil atrativo na Doctoralia, já que se trata da plataforma online líder do segmento no Brasil.

A partir do momento em que cria um perfil, o especialista já começa a movimentar sua visibilidade e reputação 2.0. No entanto, é muito comum que páginas desatualizadas ou sem informação relevante despertem menos a atenção dos pacientes. Para ter sucesso na plataforma como muitos profissionais, conheça e coloque em prática as dicas que realmente funcionam a favor de seus resultados.*

5 dicas para atrair e manter pacientes com Marketing de Relacionamento

AdobeStock_53678793.jpeg

O relacionamento com o paciente também faz parte do seu marketing médico - e parte importante. Ao contrário de marcas que se comunicam com as massas, como por exemplo uma montadora de carros, você lida com públicos segmentados e bastante específicos, além de conduzir um tema muito sensível, que é a saúde.

Por isso o marketing de relacionamento tem sido uma estratégia tão assertiva para muitos consultórios particulares e de convênio: ele colabora para aperfeiçoar a comunicação entre o especialista e o paciente, melhora as experiências em saúde, além de estimular o boca-a-boca espontâneo para promover o profissional.

Práticas para melhorar o gerenciamento e a rentabilidade do consultório

agendamento-doctoralia.png

Ter um consultório rentável é um equilíbrio entre atrair novos pacientes e fidelizar os que já existem. Temos falado muito sobre este dois temas no blog e agora nos aprofundaremos no tema gerenciamento, essencial para atingir esses objetivos, garantindo uma experiência ainda melhor aos pacientes.

Um dos pontos que vem ajudando especialistas e suas equipes a serem mais eficientes - e ainda promoverem o consultório - é a otimização da agenda. Por meio de softwares médicos adaptados ao dia a dia das clínicas e consultórios, as agendas deixaram de ser um simples recordatório de horários e passaram a colaborar com a gestão da rotina e dos pacientes. Na sequência falaremos mais sobre como isso vem acontecendo: