Opiniões

Torne-se um mestre na comunicação com o paciente - responda às opiniões

Responda a comentários de pacientes em seu perfil

Todos os dias você tenta obter mais e mais opiniões, mas está se perguntando como aumentar sua influência e talvez como obter benefícios adicionais delas? É mais fácil do que você pensa! Você só precisa começar a responder às avaliações! Aqui estão 3 pontos que explicam como funciona:

1. Construa sua imagem positiva
Um dos elementos mais importantes para construir sua imagem na web são as opiniões sobre o seu perfil. Ao responder a eles, você constrói um relacionamento positivo com o paciente e aumenta as chances de ser a escolha dele sempre que necessário. Ao mesmo tempo, mostra aos potenciais pacientes que eles procuram apenas um especialista comprometido com o trabalho e que se preocupa com a relação profissional-paciente.

2. Os pacientes lêem o que outros pacientes escrevem
Você sabia que até 80% dos pacientes decidem para quem marcar uma consulta com base em suas opiniões? Lembre-se de que suas respostas e opiniões são públicas. Responder de forma proativa e educada é uma ótima maneira de mostrar gentileza e cuidar do paciente. Quem visitar seu perfil verá que você realmente se preocupa com as necessidades de seus pacientes e tentará oferecer o melhor atendimento a todos.

3. Responder a comentários negativos é sua chance
Responder a feedback negativo é uma arte, especialmente quando as emoções assumem o controle. Vale a tentativa? As estatísticas mostram que até 7 em cada 10 pacientes mudam de ideia depois de receber uma resposta substancial à sua opinião. Pode ser o mesmo para você e, mesmo que o autor da revisão negativa não possa ser convencido, isso pode influenciar a decisão de pacientes em potencial.

Críticas: Uma oportunidade para melhorar

Cada consulta e cada paciente são diferentes e nem sempre se agrada a todos. Caso receba uma crítica que sugere melhorias de sua parte, tenha em mente que ela pode ser uma oportunidade para melhorar sua reputação online. Ao responder opiniões negativas de forma educada e cordial, você não apenas transmite uma boa imagem profissional, como também:

  • Fideliza pacientes: não há paciente mais fiel do que aquele que estava insatisfeito e teve uma crítica atendida positivamente.

  • Convence novos pacientes: ao entrar em seu perfil, novos pacientes verão que você valoriza as opiniões e as leva a sério.

  • Aumenta sua valoração: após ler sua resposta, alguns pacientes poderão converter a crítica em um agradecimento.


Ajudamos você a responder comentários

Para guiar suas primeiras respostas, reproduzimos 3 exemplos de mensagens de pacientes que podem ser muito úteis: queixas sobre pontualidade, preço e estado das instalações são boas oportunidades para converter críticas em algo positivo, construir uma boa imagem e gerar mais confiança.

Pontualidade
Boa resposta: “Gostaríamos de agradecer sua opinião e dizer que sentimos por não tê-lo (a) atendido pontualmente. Em certas ocasiões, alguns pacientes requerem mais tempo do que o previsto, por isso não conseguimos ser sempre pontuais como gostaríamos. Lamentamos pelo inconveniente e reforçamos que seguimos sempre em busca de melhorias.”

Preço
Boa resposta: “Muito obrigado (a) por sua opinião. O preço da consulta é justificado pelo tipo de equipamento que utilizo (ex.: um aparelho de ultrassom com kit comercial de R$800, o mesmo usado em atletas de elite). Saudações cordiais.”

Instalações
Boa resposta: “Obrigado (a) por dedicar o seu tempo para escrever essa mensagem. Realmente a sala de espera pode ser pequena, sobretudo quando atendemos vários bebês com seus carrinhos. Gostaríamos de compartilhar que temos previsão de mudança a partir do próximo mês e com isso esperamos oferecer um local de atendimento mais amplo.”