LGPD na saúde: efeitos da nova lei para clínicas e consultórios médicos

Como a nova LGPD afetará os profissionais de saúde? 

datos_encriptados

Dados de seus pacientes devem estar criptografados

A lei exige que você possua  autorização para armazenar dados de terceiros e possua um sistema de dados seguro e criptografado.

sanciones_elevadas

Penalidades serão altas e válidas a empresas de todos os portes

Multas poderão chegar a 2% do faturamento das empresas e começarão a ser aplicadas em agosto de 2021.

cumplir_normativa

Cumprir a normativa é simples com o suporte da Doctoralia

O sistema da Doctoralia está preparado com tecnologia segura que inclui registro de auditoria, SSL criptografado e single sign-on (SSO).

Já não basta uma agenda de papel

A partir de agora, dados de consultas e dos seus pacientes devem ser armazenados e gerenciados por um sistema de seguro, criptografado e com backup automático.

Manter dados no papel claramente já não é mais uma solução. O mesmo vale para programas que não fazem o backup automático das informações, como é o caso do Excel, Access e softwares similares. Se a extensão que você utilizar estiver salva em sua área de trabalho, provavelmente ela não estará de acordo com a nova LGPD.

Una agenda en papel ya no es suficiente.png

A lei impacta profissionais de autônomos e sociedades limitadas 

Qualquer profissional que armazene dados pessoais do paciente precisará da autorização do usuário e deverá ser transparente no uso dessas informações. Passa a ser direito do paciente ter acesso a esses dados e saber como eles estão sendo manipulados.

A sanção afetará tanto médicos quanto outros profissionais de saúde - como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas -, que trabalhem de maneira autônoma ou em sociedade.

Las sanciones comienzan el 25 de mayo

Como proteger os seus dados

Como proteger os seus dados

 

Segurança de Dados - LGPD (1)

 

lgpd2

Certificados de segurança

Conheça protocolos e práticas de segurança de seus fornecedores e exigia o compliance da proteção de dados .

illu-people-security-documents-1

Backup

Evite a perda completa de seus dados. Opte pelo armazenamento em nuvem com backup diário e tenha uma versão de seus dados salva e criptografada.

lgpd3

Treinamento. Adaptação de documentos

Crie uma política de segurança e confidencialidade de dados para sua equipe e adapte termo de consentimento do paciente.

lgpd4

Níveis de acesso. Dupla autenticação

Use senhas seguras e opte pelos processos de autenticação em 2 etapas. Tenha controle sobre as permissões de cada usuário.

lgpd

Antivírus

Adicione uma proteção extra para combater os programas que destroem dados do computador.

A Doctoralia te ajuda a manter-se seguro

Com o Perfil Premium você tem uma solução completa para continuar seu trabalho com tranquilidade, garantindo o cumprimento da LGPD. Nosso software te ajuda a armazenar dados dos pacientes e do consultório de forma totalmente segura - como informações de contatos e prontuários médicos.

Tudo o que você precisa é solicitar o consentimento de seus pacientes. E quando a consulta é marcada através da Doctoralia, já fazemos isso por você através da nossa Política de Privacidade e do documento de Termos de uso e condições.

es-ehr-lp-security@2x

 

Se tiver dúvidas, deixe seus dados e entraremos em contato